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Chegou a hora dos pagamentos sem contato

Não faz muito tempo, o marketing de produtos de consumo parecia um jogo refinado de tênis de mesa: concorrentes estabelecidos investiam em criativos com longos prazos de entrega, usando modelos comprovados de TV e varejo de grande porte, ao lado de parceiros de agências confiáveis. Hoje, é mais como uma competição extensa de artes marciais mistas, com novos competidores jogando por regras diferentes; uma complexidade sem precedentes de canais, conteúdo e parceiros; e uma mudança radical na velocidade e nas formas de trabalho que afetou as empresas de produtos de consumo existentes.

Alimentando o borrão do combate está uma mudança radical nos modelos de crescimento da marca. No decorrer da carreira da maioria dos executivos, os avanços na tecnologia remodelaram a forma como os consumidores se envolvem com as marcas. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, mais de 60% dos consumidores agora descobrem produtos online, e 85% dos millennials confiam mais nas avaliações de um estranho sem rosto do que na publicidade tradicional. Os mesmos avanços tecnológicos alteraram dramaticamente o cenário competitivo. Os CMOs não podem mais prever seus pools de lucros atuais apenas procurando preencher as geografias e segmentos de mercado de produtos próximos. Esse processo corre o risco de ignorar as tendências disruptivas da indústria, à medida que os lucros mudam rapidamente de produtos para serviços para experiências e comunidades, e à medida que produtos em massa evoluem para novos segmentos com personalização acelerada. A estratégia de crescimento hoje exige que as empresas de produtos de consumo olhem para o “presente à frente” e “futuro para trás” – para criar um cavalo mais rápido enquanto imaginam o carro – a fim de definir novas plataformas de crescimento além de seus produtos atuais, modelo de negócios e capacidades.